quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ângulo Cáster e Trail

E ai Choppeiros?!

Hoje esta calculando qual vai ser o ângulo da minha frente, calculando o "Cáster e Trail"...

Pesquisei um pouco sobre o assunto e cheguei as seguintes conclusões: Quanto maior for o ângulo de cáster, maior seria a instabilidade da moto em baixa velocidade, maior a dificuldade de curvas em baixa velocidade e até em manobras para estacionar por exemplo. Imagine fazer uma curva em uma moto e precisar usar quase o mesmo espaço que precisaria numa van. Seria mais ou menos esse o exemplo. Já em altas velocidades com o ângulo de cáster maior, a moto se tornaria bastante estável.
E com um ângulo de cáster muito pequeno seria basicamente o contrario, ganho maior estabilidade nas baixas velocidade e perco nas altas.

Mas como chopper não eh moto para "ALTAS" velocidades, acho que um ângulo de cáster entre 40 e 45 graus me daria um trail "seguro". Esse trail seria ideal pra mim, conseguiria pilotar razoavelmente minha chopper no transito de uma cidade por exemplo, teria um bom resultado em viagens e manteria o estilo chopper que é fundamental.

Lembrando, sou leigo no assunto! Por favor me corrijam se eu estiver errado, um dos motivos de eu fazer esse blog é esse, buscar opinião de quem entende para fazer o meu projeto.

Agora vamos la explicar como cheguei a essas conclusões... O que é trail, ângulo de cáster e offset?



O que é Trail?

Trail é a distancia medida no plano do solo, entre o ponto de contato do pneu com o piso e a interseção de uma linha vertical que passa pelo eixo da roda dianteira com a linha horizontal representada pelo solo.




O que é Ângulo de Cáster?

Por definição, o cáster é o ângulo formado entre o eixo de rotação da coluna de direção e a vertical. Os valores de cáster podem variar em uma faixa de 20 a 30 graus. em algumas fichas técnicas os valores do ângulo de cáster podem ser apresentados como o ângulo formado com a linha horizontal, variando na faixa de 70 a 60 graus, ou seja, o complemento de 90 graus em relação ao ângulo formado com a vertical.


O que é Offset?

O Offset é a distância linear entre o eixo da coluna de direção e os tubos da suspensão dianteira. Ele é definido pela dimensão das mesas ( superior e inferior) que unem o garfo dianteiro à coluna de direção. Quanto maior for a medida do offset, maior será o trail e vice e versa. No entanto um offset nulo, não significa um trail igual a zero. Nesse caso o trail é a função do ângulo de cáster e do
diâmetro externo do pneu dianteiro. No caso da mesa superior e inferior apresentarem offset distintos, o trail e a distância entre eixos serão alterados, mantendo porém o ângulo de cáster.












Leia também: Rake/Trail

Dica legal:
Veja aqui como como ficaria sua chopper mudando o ângulo de cáster.

Fontes:
http://www.construtoresdemotos.com/
http://chopperbuilders.net/


Abraços,
Junior


0 comentários: